Mangas bufantes: conheça a tendência que veio para ficar
04/03/2022 1

A manga bufante é uma tendência que veio para ficar. Popular nos anos 80 e retornando com tudo desde 2019, as peças com esse estilo tomaram conta dos guarda-roupas (e no coração!) das mulheres do mundo todo.

Esse estilo está presente em vários tipos de roupas: blusas, vestidos, croppeds, camisas, entre outros. Mas afinal, onde surgiu essa tendência? Quais são os tipos de mangas e como combiná-las nos looks do dia a dia? Fique com a gente até o final do post que nós vamos responder essas perguntas e dar dicas de looks para você se inspirar. Vamos lá!

Manga bufante: como surgiu a tendência

As mangas bufantes surgiram na moda no século XIX, durante o reinado da Rainha Vitória, com seus vestidos com mangas volumosas, mas a tendência tomou força e voltou a fazer sucesso nos anos 80, tendo como principal difusora da moda a Princesa Diana.

Atualmente, peças nesse estilo estão em todos os lugares ao redor do mundo, onde são chamadas de puff sleeves. Sua modelagem é facilmente reconhecida quando as vemos: excesso de volume de tecido nos braços, geralmente próximo aos ombros. Esse enchimento pode ser pequeno e discreto, mas também temos peças com grandes volumes.

São perfeitas para criar looks com estilo romântico, mas, combinando de forma correta, também é possível criar looks modernos e estilosos para qualquer ocasião, desde a mais formal até a mais casual. Por fim, são capazes de trazer para as mulheres o aspecto de poder, sem deixar a feminilidade de lado.

Veja também Estilo Sexy Plus Size: como criar looks?

Conheça os tipos de mangas bufantes

Agora que você já sabe como as mangas bufantes surgiram, quer conhecer quais os tipos de modelagens que estão com tudo na moda? A gente te apresenta. Vem ver!

Manga princesa

É uma manga pequena, que traz maior volume na parte dos ombros, em encontro com o braço. Ela tem esse nome porque sua aparência lembra muito as clássicas princesas dos desenhos animados. Ah, e é claro que não podemos deixar de falar de uma grande referência desse estilo, a princesa Diana, uma das percursoras do estilo nos anos 80.

É um tipo bastante comum em estilos mais românticos, estando muito presente nas roupas das mulheres durante a Era do Romantismo no século XIX.

Manga presunto

A manga presunto leva esse nome por conta do seu formato, que lembra uma peça de presunto mesmo, com grande volume na parte de cima do braço e desce afunilando até os cotovelos ou pulso. E é justamente por descer afunilando, que acaba formando algumas dobras na peça, deixando o estilo ainda mais lindo.

Manga bispo

É a mais discreta e sutil das mangas bufantes, porque não traz tanto volume na parte dos ombros e sim na parte de baixo do braço, na altura dos cotovelos ou tamanho 3/4 ou até mesmo no antebraço, ficando bem visíveis quando estamos com os braços abaixados.

três modelos usando camiseta de manga bispo

Essa modelagem de manga bufante entrega uma sensação de poder às mulheres que a usam, perfeitas para criar um look mais moderno em relação às modelagens anteriores, que são mais românticas e delicadas.

Como combinar manga bufante?

As peças com esse aspecto são muito versáteis e você pode usar a criatividade para criar vários tipos de looks: românticos, modernos, formais e até mais esportivos. A boa notícia é que todo mundo pode usar, pois é uma modelagem muito democrática.

Um exemplo disso é o seguinte: as mulheres com os ombros mais estreitos em relação ao quadril, por exemplo, podem aproveitar muito bem, isso porque essa modelagem ajuda a equilibrar a silhueta do corpo e a dar destaque para a área dos ombros, dando uma sensação de serem mais largos.

A dica para quem tem ombros largos e quadril mais estreito, por sua vez, é combinar essas peças com roupas mais soltinhas no quadril, como vestidos mais larguinhos ou calças com formato mais largo, para equilibrar o look. Veja a seguir algumas combinações bem legais para te inspirar!

Vestidos com mangas bufantes

Os vestidos são bem versáteis e práticos e você pode combinar com tudo: bota, salto e até um tênis, para criar um look com estilo mais moderno e esportivo. Crie uma produção mais feminina usando um vestido e itens desse estilo que você vai adorar!

modelos com looks de vestido de mangas bufantes

Cropped com manga bufante

Os croppeds tomaram conta dos armários das mulheres e fazem muito sucesso, não é verdade? Uma peça básica e que vai bem com absolutamente tudo! Existem peças com manga princesa e também com manga bispo, com decotes variados. Uma combinação que dá super certo é o cropped com manga princesa, unido com shorts ou bermudas de cintura alta.

modelos utilizando cropped com manga bufante

Nos pés, sandálias para um evento mais social ou tênis para um almoço com as amigas. Ah, e dá pra combinar o cropped de manga bufante com calças também, vai muito bem com calça jeans, pantalona e até alfaiataria, dependendo do evento que você vai. Aposte viu, não tem como errar!

Blusas com manga bufante

Olha, não importa a ocasião, existem infinitos modelos de blusas com manga bufante para você criar looks para cada uma delas. São blusas e camisas com manga mais curta, manga 3/4 e manga comprida, com estilos de mangas bufantes diferentes. Sério, vale a pena explorar.

Uma combinação super chique para um ambiente que transita entre o formal e casual é combinar uma blusa com manga bispo e uma saia plissada midi. Complete o look com uma linda sandália e você tem as peças que precisa para arrasar em um almoço de negócios.

três modelos plus size vestindo blusas com manga bufante

Quer outra dica legal e confortável para o dia a dia? Combine uma blusa de manga princesa com uma calça jeans cintura alta e um tênis, assim você quebra o ar romântico da manga bufante com um look mais despojado.

Transparência com manga bufantes

Quer criar um look romântico com um tom de sensualidade? Aposte em blusas com transparências e manga bufante. Existem peças lindas, com rendas e que podem ser combinadas com uma regata por baixo e deixar a transparência só nas mangas, dando um ar mais despojado para o look.

três modelos com looks romântico e com tom de sensualidade

São muitas opções de combinações. Abra um espaço no guarda-roupas para peças com manga bufante e aproveite essa super tendência de moda para renovar o seu visual!

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nosso blog para ficar sempre por dentro do que está nos radares da moda e compartilhe com aquela amiga que precisa saber de tudo. Até o próximo post!

Avalie este post
Autor Ana Maya

Ana Maya é jornalista especializada em marketing de moda com grande vivência e experiência no mundo plus size. Neste blog, compartilha informações sobre tendências, dicas de estilo e moda para que grandes mulheres possam se vestir com estilo e empoderamento, desabrochando cada vez mais sua autoestima. Apaixonada por cultura pop, gastronomia e moda, seu desejo é compartilhar informação de qualidade com mulheres para que o conhecimento as ajude na libertação dos padrões, no autoconhecimento e no empoderamento feminino!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

15 blusas femininas que estão na moda: saiba como combinar 29-04-2022 […] E é justamente por isso que está sendo uma ótima ideia investir na compra de uma peça com essa manga, ótima para dar um ar super elegante e moderno para seu look. Você pode conferir também nosso conteúdo especifico para a tendência das mangas bufantes. […]