Home / Destaque / Aceitação do corpo: 6 dicas para elevar sua autoestima

Aceitação do corpo: 6 dicas para elevar sua autoestima

- 6 minutos de leitura

Fundamental para as mulheres que desejam ter autoestima e bem-estar, a aceitação do corpo não costuma ser uma tarefa fácil. Afinal, desde cedo nos deparamos com padrões considerados certos e tudo que não se encaixa neles não parece ter lugar. No entanto, a verdade é que as “curvas perfeitas” são inalcançáveis.

Por que o corpo ideal é uma meta inatingível? Porque sempre que conquistar algo que deseja ter, aparecerá outro ponto para ser modificado. Na prática, isso significa viver o tempo todo em prol de algo que, talvez, não seja importante para você.

Pensando na importância do assunto, preparei um conteúdo completo sobre o valor de aceitar o próprio físico e dicas para colocar isso em ação. Continue a leitura e aproveite!

Por que a aceitação do corpo é importante para mulheres plus size?

A aceitação corporal plus size desempenha um papel importante por diversos motivos, tanto para a vida pessoal de uma mulher quanto para a social. Ao desenvolver o aspecto, você poderá perceber o aumento de confiança, amor-próprio, liberdade e saúde mental.

Estar livre de pressões externas inalcançáveis te faz entender que o seu peso não te torna inferior ou menos capaz. Vale lembrar que o movimento body positive trouxe isso à tona, evidenciando o quão positivo é tratar o próprio corpo com cuidado, amor e respeito, independentemente de qual seja o modelo considerado perfeito.

Modelo plus size sentada em um banco alto

Dicas para melhorar a sua relação com o seu corpo

Geralmente, a teoria é mais fácil e mudar as percepções não costuma ser simples. Apesar do processo ser lento, algumas mudanças o tornam atingível. Para te ajudar a começar, separei dicas simples para colocar em prática a partir de agora, aproveite-as!

1. Reconheça e desafie padrões de beleza irrealistas

Como disse no início do post, o corpo ideal é inalcançável, pois sempre terá um detalhe para melhorar. Além, é claro, de que os padrões estão em constante mudança, ou seja, o que hoje é considerado perfeito, há dez anos não era. Essa informação é importante para entender que a sociedade nunca estará satisfeita com o seu peso.

Sendo assim, você tem duas alternativas: continuar tentando mudar o que possui ou ir contra os falsos modelos reais que existem. Escolher a segunda opção é optar por uma vida que segue o seu próprio ritmo e as suas preferências. De bônus, você poderá inspirar outras mulheres plus size.

Modelo plus size de top e calça de ginástica

2. Pratique autocompaixão e autocuidado

A autocompaixão e o autocuidado garantem que você seja compreensiva e gentil da mesma forma que é com outras pessoas. Isso significa reconhecer as próprias necessidades, priorizar a saúde mental, aceitar imperfeições e perdoar a si sem culpa.

Você pode começar de diferentes maneiras, como encontrar o seu lifestyle, ter momentos de relaxamento, reservar um tempo para atividades que te agradam, praticar exercícios, dormir tempo suficiente e estabelecer uma rotina saudável.

3. Identifique e combata pensamentos negativos

Imperceptíveis, os pensamentos negativos estão presentes na rotina, seja quando você acha que o estilo sexy não combina com o seu corpo ou ao postar uma foto no Instagram. A longo prazo, eles podem gerar impactos negativos, como o aumento de estresse, as dificuldades em relacionamentos e o desenvolvimento de quadros depressivos.

Aqui, o primeiro ponto é identificar esses tipos de pensamentos e em quais momentos eles costumam aparecer. Feito isso, lembre-se de que eles não são verdades, pelo contrário, são uma forma de autossabotagem. Por último, tente ressignificá-los com percepções positivas.

Modelos plus size posando para foto com a mão no rosto.

4. Celebre suas conquistas e valorize suas qualidades

Parece clichê, mas você é uma mulher única e de inúmeras qualidades. Você desempenha um papel importante em diferentes áreas, até por isso, tenho certeza que é uma profissional dedicada, amiga incrível e pessoa de bom caráter.

Sempre que pensar que não é suficiente ou que o seu corpo é tudo que possui, lembre-se de tudo que já conquistou, das suas metas e de momentos felizes. Pode parecer algo insignificante, mas essas pequenas atitudes te ajudam a entender que você tem uma história diferente de todas, portanto, as comparações não fazem sentido.

Moça andando na estera.

5. Encontre roupas que te fazem sentir confiante

Encontrar peças que realçam sua beleza e te deixam à vontade é um dos principais passos para a aceitação do corpo. A partir disso, é possível se sentir confiante e encontrar a sua melhor versão, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Quando chegar nessa etapa, busque marcas que reconhecem a importância da pauta, como a loja de moda plus size Ana Maya Curves. Com o compromisso de oferecer as principais tendências, a seleção online da empresa oferece blazers, calças, blusas, croppeds, camisetas e muito mais. Conheça de perto e adicione as peças em seus looks!

Modelos plus size, de vestido marron com estampas.

6. Busque ajuda profissional se necessário

A autoaceitação pode evidenciar alguns desconfortos difíceis de lidar. Caso isso ocorra e você perceba que não pode enfrentar isso sozinha, não exite em buscar a ajuda de um psicólogo ou outro profissional responsável pela saúde mental.

Colocar as dicas em prática não será uma tarefa fácil, mas começar é indispensável. Respeite os seus limites e esteja cercada de pessoas que compartilham do mesmo desejo. Inclusive, empoderar-se com influencers gordas poderá facilitar o processo.

Espero que tenha gostado do post e compreendido a importância do tema. Lembre-se de que você não precisa passar por isso sozinha, estou aqui para te auxiliar no caminho. Sinta-se abraçada pela Ana Maya. Até mais! ❤️

Avalie este post

Deixe um comentário