Tipos de Decote: Conheça todos e saiba como combinar!
11/03/2022 0

Cada pessoa tem aquela parte do corpo que mais gosta, seja ela os braços, o colo, o pescoço ou as curvas — e, é claro, existem os decotes que mais favorecem essas partes do corpo e que deixam a sua silhueta da forma como se sente melhor. Por isso nós trouxemos aqui um guia bem prático para conhecer os tipos de decotes e seus efeitos no corpo. Está pronta? Então vamos conferir:

Quais são os tipos de decote?

Existem vários tipos de decote e, é claro, dependendo da região podem ter algumas alterações de nomes, mas de uma forma geral, nós trouxemos aqui os modelos mais conhecidos e amados pela moda feminina. E, para te ajudar, confira abaixo um pouco sobre os principais.

  • Decote redondo
  • Decote cruzado
  • Decote V
  • Decote coração
  • Decote tomara que caia
  • Decote canoa
  • Decote drapeado
  • Decote quadrado
  • Decote reto
  • Decote transpassado
  • Decote gola alta
  • Decote frente única
  • Decote ombro a ombro
  • Decote um ombro só

Qual efeito cada tipo de decote tem no corpo?

Assim como a modelagem das roupas consegue criar certos efeitos no corpo feminino, como alongar ou encurtar a silhueta, ou então favorecer suas curvas, braços e pescoço, os tipos de decote também têm esse poder e cada formato pode oferecer um efeito diferente. Então, com as dicas abaixo você poderá entender mais sobre cada um e encontrar o modelo que mais gosta:

Decote redondo ou U

Imagem de duas modelos femininas usando blusa com decote redondo

O decote U é super versátil, o que o faz ser muito fácil de usar, e funciona com todos os tipos de corpos! Para aquelas que têm seios menores e gostariam de valorizá-los, ele é perfeito para isso, especialmente em modelos não tão profundos. Suas combinações conseguem ficar perfeitas com praticamente qualquer tipo de roupa na parte de baixo.

Decote V

Imagem de duas modelos femininas usando blusa com decote V

O decote em V é, sem dúvidas, o mais popular das t-shirts e peças mais sensuais. O modelo valoriza o busto, todos os tamanhos de seios e até ajuda a afinar a silhueta. Se esse é o objetivo, aposte no modelo em V, regular, médio ou até o profundo! E não se engane, nem sempre ele precisa carregar a ideia sexy, depende da forma como é usado!

Confira também: o que é e como usar o estilo sexy

Tomara que caia

Imagem de duas modelos femininas usando decote tomara que caia

Se você quer valorizar o seu colo e os seios, o tipo de decote tomara que caia é a opção perfeita. Essa é uma opção bastante querida pelo fato de ajudar a criar todos os tipos de estilo, como o estilo clássico, elegante até o criativo e moderno. Sem contar que podem ser encontrados em vários modelos e estilos completamente diferenciados, então explore e encontre aquele que mais combina contigo!

Ombro só

Imagem de duas modelos femininas usando roupa de um ombro só

Esse modelo é ótimo para quem gosta de evidenciar os braços e afinar a silhueta, sem contar que deixa todas as roupas muito mais elegantes e estilosas, então a melhor forma de saber se você gosta de seu corpo em uma peça como essa, é provando e testando, porque ao mesmo passo que muitas pessoas amam muito, outras preferem não usar.

Decote canoa

Imagem de duas mulheres usando blusa com decote canoa

O decote canoa é aquele que acentua os ombros na medida certa, assim como combina muito bem com o estilo romântico e elegante, pois não mostra muito do busto. O seu corte pode ser mais aberto ou fechado, o que depende, basicamente, da sua preferência. Esse tipo de decote ajuda também a deixar o ombro e quadril equilibrados e em harmonia, alongando o pescoço e a silhueta.

Aposte nas cores para conseguir sair da caixinha!

Confira também: como usar blusa ciganinha e criar looks lindos

Decote coração

Imagem de duas modelos femininas usando roupa com decote coração

Agora, para as mulheres que amam o estilo romântico, feminino e bonequinha, esse modelo então valoriza muito o colo e combina com qualquer tipo de corpo. Além de tudo, é muito bom para explorar acessórios no pescoço, como mix de colares e outras peças elegantes.

Frente única

Imagem de duas modelos femininas usando blusa frente única

Esse modelo, com costas abertas, é perfeito para alongar a silhueta, sem contar que essa é a melhor opção para quando queremos um modelo muito elegante e social. Apenas tome cuidado, para as mulheres que não gostam de ficar sem sutiã ou com pouca sustentação no busto, esse modelo pode ser um pouco incômodo.

Confira também: o que é e como fazer um look casual

Decote ombro a ombro

Imagem de duas modelos femininas usando blusa com decote ombro a ombro

Os decotes ombro a ombro são ótimos para mulheres com quadris mais largos, que preferem que o ombro e o quadril fiquem em uma boa harmonia. Mesmo assim, ainda é um estilo que depende muito do gosto de cada pessoa, não tanto do corpo em si. E ainda, para quem gosta de um estilo mais elegante, saiba que o ombro a ombro era muito usado na era vitoriana para dar um ar mais luxuoso às mulheres ricas.

Decote quadrado

Imagem de duas modelos femininas usando blusa com decote quadrado

É uma modelagem que vem ganhando força nos últimos anos e consegue criar desde looks românticos aos mais modernos. Seu formato diferenciado é ótimo para dar uma alta sustentação e fazer a sutil camuflagem do busto. O decote quadrado combina muito com acessórios, colares grandes e é ótimo para qualquer tipo de corpo!

E então, encontrou o modelo que mais combina com você? Esperamos que sim e crie os mais lindos looks. Aproveite também para conferir looks para casamento voltado para plus size. Até a próxima!

Avalie este post
Autor Ana Maya

Ana Maya é jornalista especializada em marketing de moda com grande vivência e experiência no mundo plus size. Neste blog, compartilha informações sobre tendências, dicas de estilo e moda para que grandes mulheres possam se vestir com estilo e empoderamento, desabrochando cada vez mais sua autoestima. Apaixonada por cultura pop, gastronomia e moda, seu desejo é compartilhar informação de qualidade com mulheres para que o conhecimento as ajude na libertação dos padrões, no autoconhecimento e no empoderamento feminino!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.