Estilo clássico: você sabe mesmo o que é? Entenda!
10/11/2021 0

Estilo clássico feminino: as melhores dicas para aderir

Cada pessoa tem o seu jeito único de se vestir: muitas gostam de explorar diferentes tipos de estilos da moda feminina e outras preferem investir em apenas um. Contudo, uma tendência que agrada aos variados gostos é o estilo clássico!

Se você já ouviu falar sobre e deseja explorar a moda clássica feminina, hoje nós preparamos esse conteúdo completo, te ajudando a montar looks incríveis. Continue a leitura e saiba mais.

O que é o estilo clássico?

Tradicionalmente, o estilo clássico pode ser definido pelo uso de roupas atemporais, estruturadas, mais neutras e sofisticadas. Normalmente, quando nos deparamos com esse estilo no manequim, o primeiro pensamento que nos vem em mente é de o aspecto trabalhado remete às décadas passadas.

De forma prática, essa tendência pode ser definida assim: uma mulher clássica tende a usar roupas que nunca saem de moda, como por exemplo, calças jeans, modelo pantacourt, blusas lisas, entre outras peças.

Quais são as características do estilo clássico?

As roupas nesse estilo costumam seguir certos padrões, o que mais se encontra são peças de alfaiataria ou corte reto, juntando a praticidade à elegância. Todas as roupas costumam ter caimentos leves e com movimento, proporcionando leveza ao corpo, mesmo que a peça seja produzida com um tecido mais grosso.

Se você deseja se arriscar nesse estilo, uma boa dica é investir em peças em tonalidades neutras, como o branco, bege, como também o preto e o cinza.

Qualquer mulher pode usar o estilo clássico?

Existe um certo paradigma ao redor dessas peças: muitos acreditam que é uma moda que envelhece, enquanto outras pessoas acham que mulheres a partir de certa idade devem aderir. Isso é mito! O clássico é incrível e pode ser usado independentemente de qualquer aspecto.

3 dicas para aderir ao estilo clássico

Com as dicas que vamos passar para você agora, esperamos que você tenha mais confiança na hora de compor as suas roupas, conseguindo escolher com mais facilidade as peças que você já sabe que gosta, que combinam com seu estilo e, ainda mais, que vão ficar ótimas com os itens que você já tem no armário. Vamos nessa?

1 – Use roupas com bom caimento

Imagem em destaque de 3 modelos usando roupas com bom caimento

As peças mais comuns de se achar no closet de uma mulher clássica são aquelas peças atemporais, que jamais vão deixar de combinar com os momentos e eventos para os quais você vai precisar ir. Os modelos que são mais comuns são as peças de alfaiataria, como saia mídi, saia longa, vestido bem ladylike, com corte estruturado e com bom caimento.

Blazers e casacos mais elegantes são super encontrados também, assim como as peças de tricô. As cores mais comuns encontrarmos nesse estilo são os tons nudes, brancos, pretos, tons terrosos e tons acinzentados.

2 – Vale a pena ousar

Imagem de 3 modelos usando roupas com composições mais ousadas

Você pode, sempre que quiser, ousar no visual clássico. Por exemplo, o monocromático é muito comum e você pode apostar em um macacão de alfaiataria em tons de verde musgo, que seria uma escolha sensacional, mas para inovar e escolher algo criativo, você pode apostar em um scarpin vermelho.

Você também pode balancear com os acessórios do seu visual, por exemplo, se você escolher uma roupa clássica, de alfaiataria, com tecido bem estruturado, em tons de preto e branco, pode finalizar com um brinco de pérolas e uma bolsa média, estruturada, e em um tom vermelho, assim como o sapato. Assim, você inova, monta algo super elegante e igualmente ousado.

3 – Escolha bem as peças

Imagem de 3 modelos usando roupas em tons neutros

Na hora de finalizar o look, nada melhor do que um bom par de sapatos, como, é claro, todas as peças que farão parte da composição. Para te ajudar a identificar as opções mais adequadas, selecionamos uma lista. Com certeza você tem algumas delas no seu closet. Confira:

  • Listras tradicionais;
  • Geométrico sutil;
  • Tricô em cor neutra;
  • Sapato de verniz (sim, você pode usar de dia)
  • Laços;
  • Blusa bufante, misturando com o romântico;
  • Scarpin nude é o principal, mas também pode ser preto ou vermelho fechado. Ou em diferentes modelos;
  • Pérolas: não precisam ser só em modelos pequenos, use na blusa, sapatos, brincos, colares;
  • Sapatos clean;
  • Bolsas estruturadas tamanho médio;
  • Tecido de linho ou que se pareçam com linho;
  • Tecidos de seda ou que se pareçam com seda;
  • Rendas neutras;
  • Calça chino;
  • Calça de alfaiatada;
  • Tecidos mais grossos, mais alfaiatado e estruturados;
  • Camisa branca com lenço, ou até uma camisa branca mais casual;
  • Estampa poá.

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado a entender mais sobre o estilo clássico e te ajudem a montar looks com mais confiança e segurança. Agora que você já tirou suas dúvidas, aproveite também para conferir o nosso conteúdo sobre looks para viajar para Gramado. Até a próxima!

Avalie este post
Autor Ana Maya

Ana Maya é jornalista especializada em marketing de moda com grande vivência e experiência no mundo plus size. Neste blog, compartilha informações sobre tendências, dicas de estilo e moda para que grandes mulheres possam se vestir com estilo e empoderamento, desabrochando cada vez mais sua autoestima. Apaixonada por cultura pop, gastronomia e moda, seu desejo é compartilhar informação de qualidade com mulheres para que o conhecimento as ajude na libertação dos padrões, no autoconhecimento e no empoderamento feminino!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.