Qual é o seu modelo de cropped favorito? O cropped já se tornou uma peça atemporal no mundo da moda e no guarda-roupa feminino, por conta de sua versatilidade e pleno conforto.
Está pensando em ampliar a sua coleção da peça? Conheça todas as opções para escolher as que mais combinam com seu estilo e guarda-roupa!
Qual a origem e a história do cropped?
Os estudiosos de moda estimam que o modelo de cropped que conhecemos hoje trata-se de uma releitura dos tops utilizados pelas dançarinas de dança do ventre, entre as décadas de 1930 e 1940.
Vale lembrar que, nesse mesmo período, a peça já dava suas caras no mundo da moda, porém se limitando apenas à moda praia da década.
Ainda na década de 1940, o cropped era utilizado com saias de modelagem mais alta, saias midi, ressaltando a silhueta do corpo feminino e, tempos depois, já foi possível ver a peça em hot pants, ou seja, modelagens mais altas das roupas de natação e práticas esportivas.
Desde então, o cropped caiu no gosto popular, utilizado por mulheres na década de 1970, especialmente na estética hippie. Nos anos 1980, época em que a ginástica estava em alta, a peça era utilizada para realizar os exercícios e, finalmente, na década de 1990, o modelo que conhecemos se popularizou entre as celebridades, que apostaram sempre na peça para compor seus visuais.
Nos anos 2000, com a estética Y2K em alta, a peça ganha um novo modelo, trata-se da babylook, que consiste em uma camiseta de malha ajustada e mais curta, que na época foi muito utilizada com as calças de cintura baixa, se tornando um verdadeiro ícone da década.
Anos mais tarde, o cropped volta a ter seu local de destaque nas passarelas, aparecendo novamente entre as tendências da época, se tornando uma peça atemporal no vestuário feminino.
Por que usar o cropped?
Um dos principais motivos para que o cropped se tornasse um das peças mais tradicionais do guarda-roupa feminino contemporâneo é justamente o fato de ser uma peça super confortável e versátil, combinando com diversas outras, e transitando tranquilamente em diversas ocasiões.
A versatilidade e praticidade dessa roupa é tamanha que é perfeitamente possível se utilizar um modelo de cropped decotado com um blazer e uma sandália de tiras finas em um evento mais formal, enquanto também pode-se escolher um cropped, uma calça jeans e um tênis branco para um passeio no shopping, um barzinho com as amigas ou um cinema.
A peça ainda pode compor o look da academia para a prática de exercícios físicos, looks de verão em dias mais quentes com short jeans, além de compor looks com o uso da terceira peça, como jaquetas jeans ou blazers, o que deixa a composição com uma estética hi-low, ou seja, peças mais básicas e as mais sofisticadas podem conversar perfeitamente no mesmo look, graças a versatilidade do cropped.
O caimento também é outro fator que torna o cropped uma peça única no guarda-roupa feminino, e isso se deve por conta de seu comprimento mais curto que valoriza o corpo.
Por isso, o cropped plus size renda, reto, de alfaiataria ou qualquer outro modelo é um sucesso no mundo da moda e a pedida certa para quem gosta de looks estilosos e cheios de criatividade, elegância e conforto!
5 opções de cropped
Se você chegou até aqui é porque gosta mesmo da peça e está louca para saber em quais modelos de cropped deve apostar, confira as nossas escolhas e arrase no visual!
1. Cropped de crochê
Os trabalhos manuais seguem como uma super tendência no mundo da moda e, com isso, o cropped de crochê ciganinha ganha espaço, aparecendo nas composições de verão combinados com shorts e saias e acessórios em materiais naturais como favas, sementes e miçangas que são a cara da temporada.
2. Cropped reto
Também conhecido como top faixa, esse modelo é ideal para o uso com uma terceira peça, entre elas jaquetas jeans em modelagem oversized ou spencer (mais curta) e para um visual mais formal, vale combinar o modelo reto com blazer em alfaiataria e uma calça em modelagem mais alta, deixando a composição super elegante.
3. Cropped de alcinha
O cropped plus size de alcinha é perfeito para ser usado quando a ideia é um look com muito glamour! Modelos com alças em correntes e tecido brilhoso, como o lurex e o lame, deixam o visual mais ousado e sexy, valorizando as curvas femininas em um look ultra moderno.
4. Cropped moletom
O cropped moletom possui uma pegada mais esportiva e urbana, compondo os looks mais casuais. A pedida é combinar esse modelo de cropped com calças de modelagem mais ampla, tênis, e shorts jeans para um visual mais despojado, confortável e cheio de atitude.
5. Cropped camisa
O cropped camisa pode se apresentar de suas formas: cropped manga curta e “truque de stylist”, que consiste em transformar uma camisa social convencional em um cropped abotoando-a até abaixo do seio e a parte restante é dada um nó.
O modelo de cropped camisa pode ser utilizado com peças mais sociais, entre elas a calça de alfaiataria, em modelagem ampla e mais alta com blazer ou até mesmo com uma saia lápis.
Para um visual mais despojado, a combinação pode ser feita com uma calça jeans, também em modelagem mais ampla, como a Wide Leg, super em alta e uma terceira peça para compor o look, caso julgue necessário – nessa proposta, pode ser uma jaqueta jeans.
É importante ressaltar que, no caso de uma camisa convencional com o truque de stylist de amarração frontal, as mangas, sendo compridas, podem ser arregaçadas até a metade do antebraço, trazendo um efeito de 3/4.
Os acessórios em qualquer um dos modelos podem ser escolhidos de acordo com seu estilo, entre os mais utilizados estão os modelos maximizados, as correntarias e com elementos naturais.
Versatilidade e conforto são dois pontos de destaque que tornam o cropped um sucesso entre as mulheres na hora de compor seus looks, por isso, se você curte a peça, escolha já seu modelo de cropped favorito e se jogue! Aposte nas combinações que mostram sua personalidade e arrase nos looks utilizando essa peça super democrática, estilosa e confortável!