Os modelos de macacão são diversos e a escolha da peça para variadas ocasiões é recomendada a depender do tecido e do tipo de evento em que ele será utilizado.
Originalmente vindo do guarda-roupa dos homens, o macacão foi passando por diversas ocasiões e chegou aos looks femininos, trazendo um toque moderno e estiloso de se vestir, tornando-se um clássico entre os looks com uma pegada mais utilitária e funcional.
E falando em funcionalidade, os modelos de macacão mais tradicionais são regados a fechos, bolsos e outros modos de abotoar que os tornam ultra prático, sem perder o estilo.
Preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre os modelos de macacão, além de te contar um pouco sobre a origem e a história deste ícone atemporal do nosso guarda-roupa. Confira!
Um pouco sobre a origem e a história do macacão
Tudo começou com os trabalhadores, pois a peça foi desenvolvida para uso em fábricas e outros ambientes de trabalho e só muito tempo depois chegou ao mundo da moda como um item fashion.
Isso aconteceu mais precisamente em meados de 1850, quando houve o surgimento do macacão exclusivamente para os homens, pois se descobriu a necessidade de unir as calças e os aventais em uma única peça.
Os primeiros registros de mulheres utilizando macacões são do período da Primeira Guerra Mundial, que aconteceu entre 1914 e 1918. Com a ida dos homens para os campos de guerra, muitas mulheres assumiram suas atividades e, sem a roupa adequada para o trabalho, passaram a utilizar os macacões, tornando-os parte de suas roupas do dia a dia.
Vale lembrar que originalmente eles eram feitos em tecidos como sarja e jeans, que são mais pesados e resistentes, ideais para o trabalho industrial.
Com o fim da guerra e a volta dos homens às suas respectivas funções, o preço de muitos itens do dia a dia ficou mais caro, em especial o das roupas. A forma de protestar contra a alta dos preços foi criar o clube dos macacões.
Dessa forma, o uso do macacão foi acatado pelos homens de diversas profissões, incluindo as mais tradicionais, em que o uso de terno e gravata era obrigatório na época e, com isso, novas peças não foram adquiridas.
O que se acreditava entre os políticos contra o movimento da época era que o uso da peça, acatado pela maioria dos trabalhadores, fosse encarecer e que quem realmente precisava do elemento para trabalhar teria dificuldades para comprar.
De fato, o encarecimento da peça aconteceu e um macacão que originalmente custava US$2,00 passou a custar US$6,00 por sua alta popularidade. Porém, isso não foi o suficiente para que o movimento perdesse sua força, fazendo com que os preços das roupas voltassem a baixar.
O macacão na década de 1940
Já na década de 1940, pós-Segunda Guerra Mundial, o macacão passou a ser oficialmente uma peça do guarda-roupa masculino e feminino.
Isso se deve ao fato de que, durante a guerra, os recursos e tecidos para a confecção de novas peças se tornou escasso, o que fez com as mulheres recorressem ao guarda-roupa masculino para ressignificar as roupas, além de utilizarem a modelagem dos uniformes militares com referência.
Nesta época, temos o uso do macacão já confeccionado para o corpo feminino, com modelagens mais ajustadas, assim como o início da estética utilitária e versátil que tomaram conta e fazem parte do nosso vestuário até hoje.
É durante a década de 1940 que temos os principais astros do cinema apostando na peça, o que serviu para deixá-la ainda mais popular, além de ganhar novos itens para tornar o visual do macacão ainda mais estiloso. Bolsos, diferentes tecidos melhor estruturados, ganharam força se tornando um ponto de destaque.
Nas décadas seguintes, o macacão se tornou um item indispensável no guarda-roupa, aparecendo em diferentes modelagens, cores e tecidos, fazendo parte da composição estética da mulher moderna e à frente de seu tempo.
Modelos de macacão em alta nas tendências!
O conforto e o toque utilitário e funcional das peças é uma tendência pós-pandemia que vai perdurar por muito tempo e, entre as peças mais requisitadas, podemos encontrar diversos modelos de macacão, atendendo tanto aos estilos mais básicos quanto aos mais elaborados, com tecidos, cores e comprimentos diferentes. Confira:
1. Macacão de alfaiataria
A alfaiataria é um clássico de nosso guarda-roupa e, no macacão, deixa essa peça ainda mais sofisticada e pronta para qualquer ocasião. Lembre-se que para ser considerada alfaiataria, é necessário que a peça seja confeccionada em tecidos estruturados como Oxford ou sarja, tenha cortes retos, assim como os ombros e seja ajustada a seu corpo, e não apertada.
Os macacões em alfaiataria são mais clássicos, ideais para serem usados em ambientes mais formais, como um espaço de trabalho mais tradicional, recepções e eventos.
Outra opção é usar o macacão em uma pegada mais informal, optando por modelagens mais amplas e de visual mais desconstruído, ideal para quem curte um visual cheio de criatividade.
Entre as cores, desde as mais tradicionais como preto, cinza ou tons terrosos, até as mais vibrantes como o vermelho, azul, verde bandeira e azul Klein, estão super em alta na temporada.
2. Macacão de linho
O linho é um tecido ultra fresco e confortável, muito indicado para os dias mais quentes. O macacão confeccionado com este tecido pode compor os looks de verão com mais elegância e sofisticação.
Os tons mais neutros e o caimento mais leve deixam a peça ainda mais estilosa, especialmente se combinada com acessórios em metal, dourado ou em pérolas, a depender da ocasião.
Para os dias mais quentes, vale apostar no modelo de macacão curto, para passeios ao ar livre, e o modelo de macacão longo para passeios noturnos, restaurantes e recepções mais descontraídas.
3. Macacão pantacourt
A modelagem pantacourt está em alta em algumas temporadas e se destaca por ter ser um modelo de macacão curto, com altura exatamente no meio da panturrilha, o que o deixa com um toque mais despojado e democrático, perfeito para se usar em diversas ocasiões.
Aposte no uso dele com uma terceira peça, que pode ser uma jaqueta spencer e sapatilhas de bico arredondado para um visual mais romântico e ultra feminino. Outra opção é utilizar a peça com acessórios mais robustos como correntarias com elos mais grossos, brincos de argola e tênis para um visual mais descolado e cheio de atitude.
4. Macacão pantalona
A modelagem pantalona é mais uma que está em alta e não poderia ficar de fora entre os modelos de macacão. A pantalona tem todo o seu comprimento bem amplo, o que proporciona um look mais fluido e muito confortável para quem usa.
O modelo de macacão longo é super indicado para os dias mais frescos de primavera, principalmente se combinado com sandálias rasteiras amarradas nas pernas e feitas com materiais naturais como cordas e palhas, além de acessórios feitos com itens naturais, como favas, sementes, búzios e miçangas, trazendo ao look um visual mais natural e super fresco.
Para garantir que a fluidez do look permanecerá, aposte em tecidos mais leves como a viscose ou o viscolinho, que garantem um melhor caimento, além de maior leveza em sua composição.
Para compor o look que é a cara da praia, faça uma maquiagem mais natural, enaltecendo alguns pontos de seu rosto com um toque mais iluminado e dourado como o sol, e complete o look com uma bolsa em palha em formato baú ou uma maxi bolsa do mesmo material com um lenço amarrado em uma das alças, fica perfeito!
5. Macacão manga curta estampado
Mais uma opção para os dias de calor que estão se aproximando são os macacões de manga curta estampados, aquela opção mais ousada para quem deseja um visual mais fresquinho.
Isso porque esse modelo pode vir com recortes, detalhes ousados nas costas e com pernas mais curtas, ideal para os passeios diurnos e noturnos.
Vale lembrar que as estampas são o ponto forte desses modelos, podendo aparecer em florais maximizados, listras, poás e estampas abstratas com cores vibrantes, como amarelo, verde, rosa e azul, assim como suas mangas mais curtas, que também podem apresentar detalhes diferenciados.
6. Macacão com bolsos
Os modelos de macacão com bolsos são os mais tradicionais e fazem parte da estética funcional e utilitária, que além de contar com bolsos fundos e funcionais, também possuem uma modelagem ainda mais confortável e com elementos como cordões de regulagem, zíperes, capuz e abotoamentos mais resistentes, que nos remetem aos modelos originais criados para facilitar o trabalho nas indústrias.
Esses modelos de macacão com bolsos apareceram bastante na última temporada de desfiles de moda, com um toque mais criativo e esportivo, vindo como uma opção de alinhar o conforto e funcionalidade da peça ao nosso dia a dia corrido e cheio de afazeres.
Sendo uma opção ainda mais democrática e versátil, esse modelo serve para o ambiente de trabalho, o passeio no fim de tarde e o barzinho com as amigas.
Vale lembrar que esse modelo, dependendo de onde for usado, pode aparecer em cores vibrantes ou tons mais neutros, além de tecidos que podem ser um pouco mais robustos, como o jeans e a sarja.
Aposte em um visual ultra estiloso e moderno com coturnos de solado mais alto e tratorados, além de correntarias em seus acessórios e uma maquiagem com um toque mais criativo.
O macacão é uma peça de muita história, que passou por diversas transformações até se tornar um ícone no guarda-roupa feminino e masculino.
Para apostar em modelos de macacão, basta escolher aquele que mais combina com você e mesclar a ele acessórios, maquiagem e calçados ultra confortáveis para arrasar no looks e curtir bastante o verão. Com certeza essa é uma peça atemporal e indispensável no seu guarda-roupa.
E não deixe de acompanhar o blog da Ana Maya para outras dicas de moda e modelagens de roupas. Até a próxima!