Sabe aquele momento de provar uma roupa e ela simplesmente vestir bem, valorizando cada curva do seu corpo? Essa sensação de conforto e confiança tem um segredo que vai além do corte: o tecido. Conhecer um pouco sobre os materiais das suas roupas é o primeiro passo para fazer escolhas mais inteligentes e ter um guarda-roupa que é a sua cara.
Vamos juntas desvendar o universo dos tecidos e descobrir o poder de cada fibra, toque e caimento?
Classificação dos tecidos
Existem incontáveis tipos de tecidos para roupas no mercado atualmente, e eles podem ser classificados de diversas formas. Entender essas categorias ajuda a prever como a peça vai se comportar, desde a durabilidade até o caimento.
- Composição da fibra: a matéria-prima que forma o tecido. Fibras naturais (algodão, linho) são leves e respiráveis. Fibras artificiais (viscose) são feitas de celulose e oferecem um caimento fluido. Fibras sintéticas (poliéster, elastano) são criadas em laboratório e garantem alta resistência e elasticidade;
- Construção: é como as fibras se entrelaçam. O tecido plano (denim, crepe, sarja) tem fios entrelaçados em ângulos de 90 graus, o que confere mais estrutura e pouca elasticidade. Já a malha (viscolycra, moletinho) é feita de laços entrelaçados, o que a torna mais flexível e com bastante elasticidade natural;
- Propriedades e acabamentos: são as características funcionais do tecido, como a elasticidade (capacidade de esticar sem deformar, muito comum com a adição de elastano), resistência ao encolhimento e a textura (se é liso, granulado, aveludado).
Conheça os tipos de tecidos
Cada tecido tem sua personalidade. A escolha do material é a primeira decisão para garantir que a peça seja não só linda, mas também ideal para a ocasião e para o seu corpo. Abaixo, separamos alguns nomes de tecidos que amamos e que são essenciais nas nossas coleções. Vamos lá?
1. Algodão
O algodão é uma fibra natural, leve, macia e respirável. É o rei do conforto, perfeito para o dia a dia. Como tecido plano (tricoline, sarja), ele é mais resistente; como malha (malha de algodão) se torna um material flexível e com um caimento mais soltinho.


Dependendo da sua construção, o tecido de algodão pode ser mais estruturado ou mais flexível, ideal para ser usado em peças casuais, como camisetas, shorts e blusas confortáveis.
2. Viscose
A viscose é uma fibra artificial com toque e caimento que lembram a seda. É leve, fresca e possui um caimento fluido e esvoaçante. Perfeita para dar movimento e leveza às peças. Assim como o algodão, pode ser encontrada como tecido plano ou malha (viscolycra).


Por ter um caimento leve e fluido e não marcar as curvas, é muito utilizada em vestidos midi, saias longas e blusas soltinhas, ideais para o verão.
3. Denim (jeans)
O denim, mais popularmente conhecido como jeans, é um tecido plano de algodão com ligamento diagonal, o que lhe confere alta resistência. Quando misturado com elastano, ganha a elasticidade que amamos, tornando-se o material perfeito para calças. Estruturado e resistente, o jeans se molda ao corpo e traz ainda mais estilo para seus looks, seja em calças, jaquetas, saias ou shorts.
4. Laise
A laise é um tecido plano de algodão ou malha de poliéster com bordados vazados, formando desenhos super delicados e femininos. Possui um toque romântico e fresquinho, sendo a cara da primavera.
Assim como já vimos, os tecidos planos tendem a ser mais estruturados, mas, apesar disso, a laise não perde a sua leveza. Muito utilizada em vestidos, blusas e saias.
5. Lurex
O lurex é um tecido de malha com fios metálicos que dão um brilho sutil e moderno. É perfeito para peças que pedem um toque de glamour. Geralmente tem bastante elasticidade para garantir o conforto. Seu caimento flexível faz com que se adapte muito bem ao corpo, e seja um queridinho para looks de festa, conjuntos e tops para eventos noturnos.
6. Elastano
O elastano é uma fibra sintética, quase sempre usada em mistura com outros tecidos. Sua principal propriedade é a elasticidade, o que garante conforto, ajuste perfeito e liberdade de movimento para qualquer peça.
Não é um tecido por si só, mas melhora o caimento de outros tecidos, permitindo que se ajustem ao corpo sem apertar. Geralmente está presente em calças, vestidos, blusas e lingeries.
7. Veludo
Há diferentes tipos de veludo no mercado (cotelê, molhado, devorê, etc.), mas é, no geral, um tecido luxuoso com uma superfície macia e aveludada. Ele confere um caimento mais pesado e estruturado, ideal para peças de inverno e looks mais sofisticados.
É um tecido plano cuja composição pode variar entre algodão, seda e poliéster. Seu caimento tende a ser mais pesado, não marcando o corpo. É ideal para trazer um toque diferente para seus looks em casacos, blazers, vestidos ou calças.
8. Crepe
O crepe é um tecido plano com uma textura levemente granulada e, assim como o veludo, possui alguns tipos diferentes (duna, georgette, summer, etc.). É sofisticado e tem um caimento mais estruturado, ideal para trajes sociais que precisam de um visual alinhado.
Muito utilizado em calças de alfaiataria, blazers e vestidos sociais, devido ao seu caimento estruturado, elegante e que não amassa com facilidade.
9. Cetim
O cetim é conhecido pelo seu brilho intenso e superfície lisa. É um tecido leve com caimento fluido, perfeito para looks mais sensuais ou elegantes, como vestidos de festa. Podendo ser de seda, poliéster ou viscose, esse tecido plano possui caimento fluido, macio e desliza pelo corpo. Marca presença em vestidos de festa, saias e blusas.
10. Linho
O linho é uma fibra natural que confere um visual rústico e chique ao mesmo tempo. É super respirável e absorve a umidade, sendo o tecido ideal para looks de praia, por exemplo. O fato de ser um tecido que amassa com facilidade pode ser visto como um problema para muitas pessoas, mas também pode dar um ar de elegância descomplicada.


É um tecido superleve e com bom caimento, mas mais estruturado que a viscose. Utilizado em blusas, calças, saias e vestidos de verão. Ah, mas fique atenta! O linho tende a ter um pouco de transparência, então, para o seu conforto, opte por peças com forro.
11. Couro
O couro pode ser de origem natural ou sintética (couro ecológico). É um tecido com bastante estrutura, ideal para conferir atitude a qualquer look. É durável e resistente, perfeito para peças marcantes. Ainda, estruturado e ajustado ao corpo, o couro pode ser classificado como um tecido plano. Muito utilizado em jaquetas, calças, saias e shorts.
Qual tipo de tecido escolher?
Cada tecido tem propriedades únicas, então o tipo de tecido para a sua roupa depende do que você espera dele no seu corpo. Há tecidos mais estruturados, mais maleáveis, mais frescos, mais brilhosos. Tudo depende da finalidade e do que você quer para a peça de roupa que está escolhendo.
A peça perfeita para você
Agora que você conhece o poder de alguns tipos de tecidos para roupas, ficou ainda mais fácil encontrar as peças que unem caimento, conforto e estilo. Conhecer o que você está comprando e vestindo pode ajudar você a fazer escolhas mais inteligentes e conectadas ao seu próprio estilo.


Gostou de conhecer um pouco mais sobre os tecidos? Confira também nosso post sobre tecidos que não amassam. Até mais!